data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
A dona de casa Ilone Izabela Knebel de Almeida nasceu em Sobradinho e teve oito irmãos. Ela se mudou para Santa Maria com a família, aos 17 anos.
Ilone foi casada com o metalúrgico José Luiz Bortolacce, falecido. Desta união, tiveram três filhos, Letícia, José Luiz e Carlos Eduardo, sete netos e dois bisnetos.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
A idosa, sempre ágil e falante, conforme a filha, gostava de cuidar das muitas plantas que cultivava em casa, passear, principalmente pelo centro da cidade, e fazer doces.
Após o falecimento do marido, há 30 anos, Ilone passou a morar junto da família de Letícia, no Bairro Urlândia.
- Eu sabia que, aonde quer que fosse, a mãe estaria em casa, quando eu voltasse, pronta para me dar uma palavra amiga e me fazer companhia - diz a filha.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Jéssica, 20 anos, lembra bem da convivência que teve com a avó ao longo da vida e dos cuidados e da atenção que a idosa dedicava aos netos.
Ela recorda da comida que Ilone cozinhava e de pequenos detalhes:
- A vó era bastante vaidosa e me ensinou a ser também. Estava sempre bem perfumada. Ainda lembro do cheiro do perfume dela ao chegar em casa.
Jéssica recorda, ainda, que a idosa esperava o irmão e ela com doces ou biscoitos.
O maior aprendizado que a neta obteve com a avó, que era praticante da Umbanda, foi o respeito entre religiões.
Ilone Izabela Knebel de Almeida morreu em 28 de janeiro, devido a complicações da diabetes. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.